Pai e filhos: Uma história de sucesso no campo, com inovação e união familiar

Em tempos em que muitos jovens buscam a vida nas grandes metrópoles, a história de Francisco Carlos Peixoto Guterres, o popular Chicão, e sua família é um sopro de esperança para o campo. O empreendedorismo é a base que fez Chicão conseguir manter seus filhos na fazenda e também inspirá-los a construir um negócio de sucesso que continua crescendo.

Chicão é o proprietário da Fazendinha São José, que está localizada na zona rural de Pinheiro/MA, com uma área de 30 hectares, onde ele mora com a esposa Vanir Alves de Souza Guterres e os dois filhos,  Andressa de Souza Guterre de 27 anos e Alison de Souza Guterres de 29 anos. A família toca o negócio há 22 anos, com diversas atividade econômicas, a Agroindústria de beneficiamento de polpas de fruta (o carro chefe), a piscicultura, a vacaria que está em fase de reestruturação para voltar a dar lucratividade e o ovinocultura, uma atividade nova na fazendo que vem sendo desenvolvida e com boa projeção de lucro.

“Meu filhos são meus parceiros, o Alisson se formou e eu disse para procurar um ramo mais fácil, porque o trabalho no campo não é uma atividade fácil, e ele me disse que este é o lugar dele, porque é onde ele tem conhecimento pra gente crescer juntos. Então hoje tanto Alisson como Andressa estão tomando conta do negócio, eu já estou ficando na segunda linha, está tudo dando certo e eu é claro que estou bastante satisfeito,” contou Chicão.

Em uma época em que o êxodo rural é cada vez mais comum, em que é cada vez mais difícil que os pais consigam manter os filhos no campo, a história de Chicão é uma daquelas exceções. Os filhos decidiram dar continuidade ao legado do pai.  Com a ajuda do Sebrae, o agricultor transformou sua paixão pela terra em um negócio de sucesso, inspirando seus filhos a seguirem seus passos, trazendo novas tendências para o negócio, modernizando a produção.

Polpas de fruta da Fazendinha São José já embaladas, prontas para comercialização.

Um legado que se perpetua

A união da família e a busca constante por inovação são os pilares do sucesso da Fazendinha São José. Chicão agora deixa nas mãos dos filhos o negócio, que com muita dificuldade construiu ao longo de décadas. Mas o pai acompanha de perto, uma parceria que tem sido fundamental para o desenvolvimento e modernização da propriedade, que conta com tecnologias avançadas e práticas sustentáveis.

Andressa é a caçula da família, com 28 anos ela é responsável pela agroindústria de beneficiamento de polpas de frutas, é dela a responsabilidade de gerir o negócio e otimizar a produção. Tudo vai bem, ela sabe que tem uma base sólida, que pode contar com o apoio da sua família e admira o pai por todo o trabalho desenvolvido.

“Meu pai foi o fundador, ele trouxe a fábrica pra cá. Ele foi o nosso alicerce no início e nós estamos dando continuidade trazendo a modernização ao negócio. O meu pai é uma base, uma pessoa em quem a gente tem que se inspirar, porque sabemos das dificuldades que ele enfrentou, com apenas uma bicicleta como meio de transporte, ele se esforçou para colocar o negócio para frente, ele foi, e é, uma inspiração,” disse Andressa.

Alisson tem 28 anos, é dele a responsabilidade de administrar a fazenda, a produção e acompanhar os trabalhos necessários para que todas as atividades continuem ativas. Ele acompanha o pai desde o início, foi no trabalho cotidiano que ele tomou gosto pela vida no campo, pelo negócio que foi iniciado pelo pai. Para ele é fundamental perpetuar esse legado.

“Eu estou aqui por gosto, por incentivo dele [pai]. Desde criança vejo a rotina, convivo com ele,  acabei pegando gosto pelo trabalho. Meu desejo é dar continuidade a tudo que ele fez. Ele é meu pai, meu herói, um exemplo de luta e perseverança em busca de melhorar a vida da gente. Pretendo fazer o mesmo, no futuro penso em tornar a fazendo ainda mais produtiva com inovação e mais tecnologia,” contou Alisson.

Alisson no trabalho com a ovinocultura

O Sebrae como parceiro estratégico

O Sebrae desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do negócio do Chicão, há uma década essa parceria vem sendo consolidada. Ele participou de cursos, capacitações, fez treinamentos, consultorias e aproveitou todas a oportunidade de aprender e pôr em prática os conhecimentos. Para o empreendedor a principal contribuição do Sebrae foi ensinar a gerir o seu negócio.

“Esse negócio que hoje tem essa importância eu costumo dizer que o Sebrae foi o parceiro de alta procedência junto a nossa família para chegarmos até aqui. Depois que buscamos a parceria do Sebrae passamos a trabalhar com o pé no chão e começamos a saber administrar o nosso negócio, então isso é muito importante, saber o que estamos administrando, se não tivéssemos esse conhecimento, essa sabedoria, talvez ainda estivessem lá atrás, ainda capengando pra chegar onde estamos hoje,” contou Chicão.

O Sebrae ofereceu as ferramentas e conhecimentos essenciais para que o Chicão e sua família pudessem aprimorar seu negócio. As diversas atividades econômicas têm recebido atenção da instituição com consultoria técnica especializada que visita a propriedade e acompanha o desenvolvimento da produção. A família costuma participar dos eventos inclusive fora do Estado, porque já entenderam o quanto é importante a troca de experiências e captação de novas ideias que já são sucesso e podem ser replicadas. A Fazendinha São José tem crescido a passos largos.

Chicão em painel do Encontro ALI RURAL, realizado em Pinheiro/MA

A Raphaella Castro é gestora do Agronordeste na Baixada e Litoral Ocidental Maranhense, ela acompanha o Chicão há dois anos, conhece o negócio e tem acompanhado de perto essa história. O empreendedor é atendido pela Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro.

“A gente percebe o quanto a família tem orgulho de trabalhar juntos. E por mais que o Chicão tenha dado autonomia para os meninos tomarem as decisões, o que a gente vê é que ele se preocupa em auxiliar, tem toda a preocupação de passar os ensinamentos que adquiriu ao longo da vida. O engraçado é que ele diz, que não são filhos dele, são sócios, ele os trata como realmente parceiros de negócio. É bonito ver o quanto eles gostam de viver ali, é a união da experiência com o conhecimento técnico, os meninos falam com muito orgulho do pai, é uma linda história, que de fato merece ser contada,” disse Raphaella.

O futuro da fazenda

Com a nova geração à frente dos negócios, a Fazendinha São José tem um futuro promissor. Os filhos já estão pensando em novos projetos, e tocam o negócio muito bem, deixando o pai orgulhoso.

“Eu acho que isso é resultado da união nossa, porque nós sempre tivemos nossos filhos como amigos, a gente passa pra eles aquilo que estamos aprendendo e o nosso objetivo na vida, para que eles construam os objetivos na vida deles, sempre conversando que isso aqui para quem tem o pé no chão é uma garantia de futuro,” finalizou Chicão.

A história de Chicão e sua família é um exemplo inspirador para todos aqueles que acreditam no potencial do campo. Ao unir tradição e inovação, eles demonstram que é possível construir um futuro próspero e sustentável no meio rural.

Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo