Páscoa: Sebrae impulsiona negócios na baixada maranhense

“O Sebrae foi uma porta de entrada para a minha vida e para o meu negócio. De 100 %, o Sebrae tem contribuído 60% na minha vida como empreendedora porque eu não sabia nada de vendas. Eu não sabia nem como falar com o cliente, mas o Sebrae veio e me ajudou”, é o que afirma a empreendedora Moizane Rodrigues, dona da fábrica “Leva Chocolates” de Pinheiro, Maranhão.

A empreendedora conta com a ajuda do esposo, do filho e de um colaborador para dar conta de atender os pedidos vindos de Pinheiro, Santa Helena, São Bento, Palmeirândia, Pedro do Rosário, Cururupu, Mirinzal, Presidente Sarney, Bacuri, Apicum-Açu, Santa Luzia do Paruá e Governador Nunes Freire, locais onde seus produtos são vendidos.

Há 21 anos no mercado de chocolate, a “Leva Chocolate” comercializa bolos de pote, ovos de colher, trufas, ovos e cestas de páscoa em supermercados, faculdades e para clientes comuns. Moizane Rodrigues, atribui o sucesso dos seus negócios ao apoio que tem recebido do Sebrae ao longo desses anos:  “Eu tenho aprendido muito com o Sebrae sobre vendas, sobre finanças, sobre como colocar preços em produtos, como vender mais, como me portar com o cliente. Eu acho muito importante ter alguém para nos acompanhar e o Sebrae orienta em tudo. Hoje eu sou uma empreendedora de sucesso em toda a região, toda região conhece os meus produtos e o Sebrae tem contribuído muito para o meu crescimento”, afirmou a empreendedora.

Sebrae visita empreendedora e orienta sobre aumento das vendas (Sebrae/Divulgação)

Estratégias – Em busca de ajudar a empreendedora com as vendas do período pascal, o Sebrae visitou a fábrica para indicar alternativas para melhoria das vendas: “Estivemos visitando a fábrica a pedido da empreendedora para saber como estava a produção, tiramos algumas dúvidas sobre gestão de negócios e vendas, e verificamos que a sua demanda está grande e com expectativa de ter boas vendas, vendas essas maiores que o ano anterior”, disse a Silvaneth Fernandes, auxiliar administrativa do Sebrae em Pinheiro.

Reconhecida cada vez mais por clientes finais que, por sua vez, indicam para outros clientes, a “Leva Chocolate” aposta a cada ano em estratégias diferentes para chamar a atenção do seu público alvo: “Nessa época do ano o chocolate aumenta muito, mas nós conversamos com o nosso fornecedor e conseguimos o chocolate por um bom preço, por isso passaremos um preço mais acessível para nossos clientes. Então, o preço é um diferencial de vendas, bem como o ovo de páscoa de 250g que trazemos como destaque da páscoa deste ano”, apontou a empreendedora, Moizane Rodrigues.

Embalagens personalizada são usadas para atrair atenção de clientes (Sebrae/Divulgação)

Oportunidades – Com a diversidade de produtos neste período de Páscoa, o empreendedor precisa identificar oportunidades para garantir uma boa renda. Em Santa Helena, a empreendedora Soniele Araújo, dona da “Delícia da Sonica”, destaca sua estratégia. “Esse ano, por conta do valor do chocolate, investimos em opções para presentear com valor mais acessível, mas mantendo o cardápio de Ovos de colher decorados com nossos brigadeiros, como diferencial, que fortalecem ainda mais a nossa marca.

Além disso, a empreendedora que atende a Baixada e Litoral Maranhense, cidades do Pará e a capital São Luís, aposta em embalagens diferenciadas para chamar atenção dos clientes. “Montamos um cardápio diversificado com toque de requinte, incluímos os bombons com recheio de Pistache, e uma opção presenteável que traz um upgrade para nosso cardápio”, destacou a empreendedora.

Dica Sebrae – Datas comemorativas são boas oportunidades para os negócios, como reforça a Gerente de Negócios do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia. “O empreendedor deve ficar atento às oportunidades do calendário das datas comemorativas para aumentar suas vendas. O Sebrae está de portas abertas para orientar e capacitar empreendedores que precisam aumentar suas vendas e posicionar seus produtos no mercado local e regional. Tudo isso possibilita o crescimento dos negócios, que surgem de forma artesanal e se aprimoram para a formalização”, finalizou.

Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo