O início do ano traz uma série de desafios financeiros para as famílias. Gastos com material escolar, uniformes, matrículas, IPVA e outros encargos, somados aos compromissos do dia a dia, pressionam o orçamento familiar e levam os consumidores a ter cautela na hora de gastar. Com os consumidores priorizando gastos essenciais, a demanda por produtos e serviços não essenciais diminui, afetando diretamente o faturamento de muitos dos pequenos negócios. Esse é o caso da empreendedora Rossilane Uchoa Mousinho, dona da Doce Arte, empreendimento do setor de alimentos, especializado na oferta de doces decorados para festas.

Pensando na queda de vendas no início de 2025 e em formas de continuar lucrando e garantindo a lucratividade do negócio, a empreendedora apostou no planejamento. No mercado há pouco mais de 10 anos, a empresa tornou-se uma referência na cidade de Pinheiro e região. Oferecendo doces decorados de diversos sabores, ideais para festas e eventos, Rossilane se mantém antenada com as tendências de mercado e busca inovar para atrair e fidelizar clientes, lançando produtos novos como biscoitos amanteigados, que possam ocupar espaço e atender às necessidades do cliente em todos os momentos do ano e ajudar a compor o caixa, compensando os meses de baixa.
“O mês de dezembro é um dos mais movimentados do ano, nesse período de festas natalinas as encomendas duplicam e o faturamento sobe. Costumamos dizer que essa é nossa segunda Páscoa. Mas, nos primeiros meses do ano as coisas mudam e o faturamento cai, devido aos gastos adicionais dessa época do ano. Então para superar as dificuldades desse período nós buscamos sempre inovar, lançar produtos novos para garantir fluxo de caixa”, contou a empreendedora.

Gestão financeira é fundamental – Para ter o controle dos altos e baixos do faturamento, Rossilane aprendeu a registar o seu fluxo de caixa e a fazer uma gestão consciente do seu negócio. “Manter esses registros atualizados, facilita o planejamento mais eficaz baseado em dados”, explica ela.
Para superar a queda nas vendas, Rossilane lançou uma linha de biscoitos amanteigados que vem fazendo sucesso entre os clientes. Ela ressalta que, por ser um produto atemporal, para ser consumido a qualquer momento do dia a dia e a qualquer tempo, os biscoitos ajudaram muito, tornando-se, ao longo do tempo, o carro chefe da empresa junto com os doces, garantindo a estabilidade financeira da empresa o ano todo. “Para chegar a essa solução, pesquisei, busquei qualificação e analisei as preferências do mercado. Percebi que a qualidade e a oferta de sabores variados são importantes para o cliente. E, assim, me preparei para oferecer algo inovador, que tem tido uma procura excelente, impactando de forma positiva o faturamento da empresa,” disse a empreendedora.
“A gestão consciente é fundamental para quem quer ter sucesso em um negócio; é a base, e onde tudo começa. O Sebrae tem essa preocupação de instruir os empreendedores nos caminhos da gestão eficiente, sempre enfatizando a importância do planejamento, do registro dos dados e da gestão inteligente dos lucros, além de ajudar com cursos de qualificação, acesso a opções de crédito e muito mais. O empreendedor pode contar com o Sebrae como parceiro estratégico em todos momentos do negócio,” explicou Raphaella Castro, gerente substituta da Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro.
Qualificação é a chave para o um negócio de sucesso – Outro aspecto que mereceu a atenção de Rossilane foi a preparação para os desafios do empreendedorismo. Ela busca estar sempre atualizada nas tendências e novidades do mercado, investindo em capacitação permanente. Com o apoio do Sebrae, ela fez cursos de Marketing digital, onde aprendeu sobre a importância de fortalecer a presença digital da marca, Também fez o curso de Oratória e de Precificação, buscando uma comunicação mais assertiva e a oferta de preço justo ao cliente. também não se descuida da rede de relacionamentos e de prospectar oportunidades para oferecer produtos e serviços diferenciados à clientela.
“Nós estamos sempre preocupados em manter um padrão de qualidade e aprimorar nosso atendimento. Isso é muito importante. E, com a ajuda do Sebrae, buscando implementar ações que nos ajudem a manter o foco e pensar no futuro, gerindo melhor o nosso negócio, com o uso das ferramentas adequadas para continuar crescendo”, destacou a empresária.
Empreendedores como Rossilane, que precisam de orientação para atuar com segurança, podem buscar esse apoio no Sebrae. Na Baixada Ocidental Maranhense, a instituição está presente em Pinheiro (Rua Maria Pinheiro Paiva, próximo ao SAMU), com 23 Salas do Empreendedor nos 25 municípios da área de abrangência da Regional.
A instituição oferece, ainda, uma programação de cursos presenciais e online (estes gratuitos) e, em suas Unidades de Negócios, oferece atendimento ao empreendedor ajudando-o com orientações e informações iniciais. Também estão disponíveis informações nos canais digitais do Sebrae (Portal Sebrae: www.sebrae.com.br; Instagram: @sebraemaranhao e You Tube: https://youtube.com/@sebraemaranhao) e pela Central de Atendimento do Sebrae, pelo 0800 570 0800.