O Litoral Ocidental Maranhense está em festa! Duas empreendedoras da região foram vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na categoria negócio rural. Aline Martins de Guimarães e Regina Cunha Ferreira de Bequimão são detentoras de histórias inspiradoras do empreendedorismo que transforma realidades de norte a sul do Maranhão.
Ouro – Aline Martins, de 34 anos, moradora da comunidade quilombola de Cumun, localizada no município de Guimarães, impressionou o júri com uma história de determinação, que envolve tradição e muito sabor. Aline usou a receita herdada dos avós para conquistar o paladar de uma vasta clientela. No começo, o bolo de tapioca era o principal produto fabricado na comunidade. Mas, logo, deliciosos biscoitos de tapioca se tornariam protagonistas do negócio, tocado pela comunidade. Antes produzido para consumo próprio, logo esse item passaria a ser o carro-chefe de vendas.
Como em todo empreendimento logo as dificuldades apareceram. Com o apoio do Sebrae, a comunidade de Cumun conseguiu se reinventar, fortalecendo suas tradições e cultura. O Sebrae levou capacitação para as mulheres, com cursos, palestras e consultorias para precificação do produto e melhorias na embalagem. Passos decisivos para o sucesso dos biscoitos de tapioca. Hoje, Aline toca o empreendimento de forma coletiva com mais 10 mulheres, que também residem na comunidade. A maioria delas são membros da família de Aline, que por onde anda leva junto uma sacola cheia de biscoitos para não perder oportunidades de vendas.
“Eu tô com todo gás, muito feliz porque representei as mulheres do meu quilombo, que, de alguma forma, estavam lá (na solenidade de premiação) comigo. Somos unidas e vamos seguir assim. Para o futuro, pretendemos melhorar ainda mais o nosso produto com a rotulagem e o registro da marca, que tem sabor único por ser uma receita tradicional do nosso quilombo. Sou grata a todos os que nos ajudaram até aqui e agradeço ao Sebrae por tudo o que tem feito por nossa comunidade”, celebrou a empreendedora.
Prata – Já Regina Cunha Ferreira tem 38 anos, mora em Benfica, povoado do município de Bequimão/MA, onde desenvolve um negócio de piscicultura, um empreendimento em que sucesso rima com perseverança e dedicação. A história de Regina começa em 2013, quando ela iniciou um pequeno viveiro para criação de tambaquis. Com dificuldades por falta de conhecimento, recursos financeiros e, principalmente, por dificuldades na gestão, ela buscou ajuda no Sebrae. E foi aí que as mudanças começaram a acontecer.
Com os cursos, capacitações e consultorias, Regina aprendeu sobre gestão, planejamento, marketing e sobre o manejo de produção. Munida de conhecimentos, ela conseguiu consolidar o negócio, conquistando a sonhada independência financeira. Hoje, além de tambaqui, a empreendedora produz variedades como panga, curimatã e matrinxã. Com o incentivo recebido, Regina continuou buscando qualificação, sendo hoje formada em Engenharia de Pesca, sem deixar de lado a veia empreendedora.
O que antes era uma pequena criação de peixes, hoje se transformou na Piscicultura Regina, um negócio organizado e produtivo. Hoje, a empresa abastece o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e vende para o consumidor final. Com o apoio do Sebrae, já conquistou a identidade visual, aprendeu a comprar ração direto da fábrica para se tornar mais competitiva, oferecendo bons preços aos parceiros comerciais e ao consumidor. Hoje, ela considera a si mesma “uma mulher de negócios”.
“Meu coração transborda de alegria e gratidão por receber o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Este reconhecimento vai além de uma conquista pessoal, mas é um verdadeiro símbolo de perseverança, dedicação e empoderamento, representando não só o meu esforço, mas o triunfo de mulheres que nos inspiram e motivam para seguir em frente. Isso mostra ao mundo que somos capazes de mudar nossa realidade”, pontuou a empreendedora.
Um Futuro Promissor
As histórias de Aline e Regina são um exemplo para todas as mulheres que buscam empreender no campo, conforme avalia a gerente da Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro, Rosa Amélia.
Comandando a Unidade, que atende as regiões da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense, a gerente ressalta a importância do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios para fortalecer o empreendedorismo feminino e impulsionar o desenvolvimento econômico do Maranhão.
“Ter clientes, mulheres de negócios do Litoral Ocidental Maranhense reconhecidas na 11ª edição da Premiação SEBRAE Mulher de Negócios, nos deixa muito felizes. O perfil das mulheres vencedoras nos sinaliza o foco para a excelência, qualidade de produtos e conquista de novos mercados, além do compromisso de seguir avançando para gerar ainda mais impactos na sociedade, inspirar outras mulheres e contribuir para o desenvolvimento do Maranhão. Esse reconhecimento é, portanto, mais que uma conquista feminina, mas fruto de uma busca incessante pela diferenciação e igualdade de oportunidades”, ressaltou a gerente Rosa Amélia.
–
VENCEDORAS DO PRÊMIO SEBRAE MULHER DE NEGÓCIOS 2024
CATEGORIAS PEQUENOS NEGÓCIOS
Bronze: Edna Monteiro Martins – Imperatriz
Prata: Mayara Munike – Imperatriz
Ouro: Tânia Miyake – São Luís
CATEGORIA PRODUTORA RURAL
Bronze: Rosário Del Pila Grobner – Anapurus
Prata: Regina Cunha Ferreira – Bequimão
Ouro: Aline Martins – Guimarães
CATEGORIA MEI
Bronze: Joelma Sousa Costa – Estreito
Prata: Ana Frota – São Luís
Ouro: Lucilene Pimenta – São Francisco do Brejão
CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
Bronze: Maria do Socorro Pereira da Silva – São Luís
Prata: Patrícia Girotto – Açailândia
Ouro: Mayara Gomes – São Luís
NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Ouro: Ana Luzia Alhadeff – São Luís
–
–