Programa do Sebrae ensina jovens de São Pedro dos Crentes a empreender com criatividade

O programa Jovens Empreendedores Pequenos Passos (JEPP), do Sebrae, está transformando o aprendizado em São Pedro dos Crentes, cidade a 750 km de São Luís. Com o objetivo de incentivar a educação empreendedora, o programa envolve mais de 400 alunos de três escolas de tempo integral, promovendo habilidades como criatividade e persistência, essenciais para o desenvolvimento empreendedor.

Na última quinta-feira (14) aconteceram as feiras de culminância dos projetos das turmas participantes. Nesses eventos, os estudantes apresentaram projetos que englobam desde a produção de alimentos típicos e regionais, soluções sustentáveis com materiais recicláveis, uso de ervas medicinais, uso de tecnologias e criação de conteúdo.

A professora Cássia Rodrigues conta como foi trabalhar com a disciplina de educação financeira.

A professora Cássia Rodrigues, da escola Horácio José da Silva, coordenou um projeto focado na criação de brinquedos ecológicos. “Os alunos estão se desenvolvendo rapidamente e já conseguem enxergar o empreendedorismo de forma prática. Isso é algo novo e muito importante para a realidade deles”, explicou a professora, que também ministra a disciplina de educação financeira.

Durante o ano, os estudantes aprenderam sobre finanças, técnicas de venda e formação de preço, aplicando esses conhecimentos na produção de itens comercializados na feira. As atividades foram divulgadas nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, atraindo a participação da comunidade local.

Uma das alunas participantes, Évila Fonseca, compartilha como funciona e foi construído o produto que a sua turma apresentou.

A turma do 7º ano, da Escola Hildebrando Coelho, desenvolveu soluções acessíveis em robótica para o setor agrícola, como uma roda d’água de baixo custo e uma queijeira portátil de madeira. A estudante Évila Fonseca compartilhou sua experiência com o projeto da queijeira: “Nós fizemos a queijeira porque é prática e útil para o dia a dia na fazenda. Aprendemos muito sobre o processo, desde o planejamento até o uso prático. Foi muito bom trabalhar em equipe, entender o valor das coisas e até aprender a lidar com o dinheiro.”

O JEPP também mobiliza os familiares dos alunos. Eloides do Carmo Coutinho, mãe de um aluno do programa, observou mudanças no comportamento do filho: “Ele ficou muito mais interessado em reaproveitar materiais e tem até planos de ganhar dinheiro com isso! Antes ele achava que dinheiro era fácil de conseguir, mas agora ele vê que precisa economizar e dar valor ao que tem.”

Pais e comunidade escolar prestigiaram as feiras realizadas nas escolas.

Impacto 

Com uma economia focada na agricultura familiar e em serviços locais, São Pedro dos Crentes, cidade com pouco mais de 5 mil habitantes, enfrenta os desafios comuns a pequenos municípios maranhenses. Mauro Edson do Nascimento, assistente do Sebrae em Balsas, elogiou o entusiasmo dos estudantes: “Foi gratificante ver o engajamento dos alunos. Eles foram criativos e empenhados, e temos certeza de que o aprendizado em educação financeira e empreendedorismo vai render muitos frutos. Plantamos várias sementes de empreendedorismo aqui.”

O vice-prefeito de São Pedro dos Crentes, Fernando Karlyson, participou das feiras e ressaltou que esse é apenas o início dessa parceria. Para ele, “a inclusão do empreendedorismo e da educação financeira mas enriquece o currículo das escolas, fortalece laços comunitários, preparando os jovens de São Pedro dos Crentes para criar um futuro mais promissor para si e para a cidade”, destaca.

Para Clóvis Sirqueira, secretário de Educação, o programa JEPP está capacitando os jovens para ajudar a transformar a economia local: “Implantamos a Escola de Tempo Integral e trouxemos essa parceria com o Sebrae, que foi essencial. Foi um ano de muito aprendizado, e já planejamos aprimorar o programa no próximo ano.”

Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo