Projeto “Tambores da Inclusão: ESG” é lançado em São Luís

O som enérgico do tambor de crioula ecoou pelos corredores da sede do Sebrae Maranhão, na capital São Luís, na manhã da última sexta-feira (26). A apresentação artística tipicamente maranhense, que envolve música e dança, deu início ao evento de lançamento do projeto “Tambores da Inclusão: ESG”. Sob o slogan “Cada batida, uma voz”, a iniciativa objetiva ampliar o empreendedorismo transformador no Maranhão por meio de ações voltadas à sustentabilidade empresarial, com ênfase no pilar social.

O projeto possui duas vertentes: interna e externa. A instituição tem se preparado internamente para poder atuar nos três pilares da temática ESG, a partir da formação de um comitê gestor e de sua coordenação de sustentabilidade. As ações voltadas ao público externo estão sendo construídas a partir de estudos que apontam caminhos para atender melhor os grupos sub-representados. Em 2025, o projeto vai possibilitar planejar projetos específicos para atender esses públicos.

Na ocasião, o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal, recordou que no planejamento estratégico da instituição já está previsto atendimento aos grupos sub-representados

“Hoje foi um momento de mostrarmos para a Casa tudo o que está previsto, o que já foi feito e o que ainda temos por fazer para construir um Sebrae mais inclusivo e diverso. Então, desde mapeamento de oportunidades até um guia ESG, que está pronto para ser entregue para as empresas, e tudo o que nós temos ainda para aprender, a fim de fazer um atendimento ideal ou pelo menos próximo do ideal para os nossos grupos sub-representados”, explica a gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae no Maranhão, Cristiane Correa.

O “Tambores da Inclusão: ESG” é uma das iniciativas do Sebrae Maranhão abrangidas pelo programa Plural, idealizado pelo Sebrae Nacional. O Plural pretende tornar mais acolhedor e inclusivo o atendimento oferecido pela instituição, em âmbito nacional, a fim de estimular pessoas de grupos sub-representados da sociedade a empreenderem, contribuindo, assim, para a transformação social.

De acordo com a gestora nacional do programa Plural, Alessandra Ciuffo, o Sebrae Nacional vê o Maranhão como uma referência quando o assunto é sustentabilidade. “Os ‘Tambores da Inclusão’ já mostram esse som que ressoa do Sebrae Nacional aqui no Sebrae Maranhão, mostrando a importância de termos esse olhar para a questão socioambiental, para a governança das ações do Sebrae, para atendimento diverso e inclusivo”, afirma.

Em sua fala, a gestora nacional do programa Plural, Alessandra Ciuffo, destacou que o Sebrae Maranhão é visto como referência em sustentabilidade pelo Sebrae Nacional

Engajando colaboradores

Durante o evento, foi ministrada ainda a palestra “Tá tudo bem ser diferente”, que aborda diversidade, equidade, inclusão e pertencimento. A conversa foi conduzida pelo influenciador digital Deives Picaz, uma das principais vozes da luta anticapacitista, que é um dos nove integrantes do Comitê Jovem do Pacto Global da ONU no Brasil.

“O Sebrae é uma instituição que se mostra aliada da inclusão diariamente. E, às vezes, algumas falas são essenciais para complementar ainda mais esse trabalho que é tão grandioso e faz diferença na vida de tantas pessoas. Então falar sobre inclusão, acessibilidade, diversidade e pertencimento é importante para que os funcionários com deficiência do Sebrae se sintam representados e para que os funcionários sem deficiência possam aprender cada vez mais a serem aliados na luta pela inclusão”, ponderou o palestrante.

A convite do Sebrae, Deives Picaz, do Comitê Jovem do Pacto Global da ONU no Brasil, palestrou sobre diversidade, equidade, inclusão e pertencimento

Para a gestora estadual de Turismo e Cultura do Sebrae no Maranhão, Flávia Nadler, que acompanhou a exposição atentamente, as informações trazidas pela palestra foram valiosas. “É uma proposta que vem ressoar no coração de todos os colaboradores da nossa entidade, trazendo realmente a pauta da diversidade e da inclusão, essa expansão de consciência e de visão, que é tão importante termos dentro da instituição em que trabalhamos quanto também na maneira que atendemos os nossos clientes”, reflete.

Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo