Fortalecer o setor da construção civil, estimular negócios e aproximações comerciais entre fornecedores e demandantes de produtos e serviços no ramo da construção foram objetivos do Encontro de Negócios, realizado no último dia 16 de outubro, pela Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís. A iniciativa trouxe importantes saldos de resultados para micro e pequenas empresas participantes, ao gerar conexões entre empreendedores e potenciais clientes, acelerando a expansão comercial com o objetivo de impulsionar a economia local.
Durante o encontro, foram discutidas estratégias para geração de oportunidades de negócios. Como principal resultado, o Encontro projeta mais de R$ 400 mil em negócios nos próximos três meses, contribuindo para dinamizar o setor da construção civil na capital. “Esse resultado evidencia a importância da iniciativa para o fortalecimento do setor e a criação de uma rede de fornecedores parceiros, aptos a atender a crescente demanda da construção civil no estado”, ressaltou Regina Vieira, analista do Sebrae e organizadora do Encontro.
Programa Move + Agente de Mercado como ferramenta de expansão
O evento faz parte do Programa Move + Agente de Mercado, voltado para oferta de suporte ao desenvolvimento comercial das empresas participantes, criando uma base de fornecedores capacitada para atender compradores de diferentes portes. O programa é voltado para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (EPP), proporcionando um ambiente inclusivo para negócios de perfis diversos.
A iniciativa foi considerada um sucesso, com grandes expectativas para o desenvolvimento de novas parcerias e o crescimento comercial das micro e pequenas empresas. Edvan Freitas, da Limpolar, expressou sua satisfação com a participação. “Para mim, o Encontro foi extremamente positivo. Participar da rodada de negócios foi muito importante. As pessoas com quem conversamos demonstraram bastante receptividade e interesse em nossos produtos. Além de trocar contatos, o que é essencial para futuras negociações, acredito que, à medida que a demanda surgir, seja para obras ou revenda de materiais, eles vão nos procurar. Como fabricantes, temos condições de oferecer preços mais competitivos ou minhas expectativas.”
Para Alexandre Duarte, da empresa Dumassa, o evento proporcionou uma excelente oportunidade para estabelecer novas redes. “O evento foi realmente excelente. Criar esse vínculo inicial foi muito valioso. Já entramos em contato com algumas das pessoas que nos conheceram lá, e acredito que essas conexões vão gerar ótimos resultados. Só tenho a gratidão ao Sebrae e à organização. Foi um evento muito bem organizado”, destacou.
Paula Waldira, gerente de Atendimento do Sebrae em São Luís, também enfatizou a importância do Encontro para o desenvolvimento das empresas locais: “Esse tipo de iniciativa é essencial para conectar empreendedores a novas oportunidades, além de fortalecer a economia local. Ao promover o contato direto entre fornecedores e compradores, contribuímos para a expansão de micro e pequenas empresas e ajudamos a gerar negócios que tragam resultados concretos. O Sebrae continuará apoiando eventos como esse para estimular o crescimento sustentável das empresas maranhenses, em especial aquelas localizadas na região metropolitana de São Luís ”, concluiu.