Atins, povoado turístico de Barreirinhas, recebeu uma série de ações voltadas ao fortalecimento dos negócios locais por meio da Semana do Empreendedor Legal. A iniciativa, promovida pelo Sebrae em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), reuniu cursos e orientações para a qualificação de empreendedores que atuam no setor turístico local. Dentre as capacitações, Segurança no Turismo de Aventura, Marketing e Vendas, Gestão e Planejamento, além das visitas aos empreendimentos, com o objetivo de preparar a comunidade para aproveitar as oportunidades do mercado de forma estruturada, uma vez que o fluxo de visitantes no Parque Nacional dos Lençois Maranhenses aumentou.

De acordo com Andressa Batista, analista do Sebrae na unidade Lençois-Munim, a Semana do Empreendedor Legal busca levar conhecimento técnico e prático aos empreendedores locais. “Estamos promovendo cursos e capacitações para o fortalecimento dos negócios, com foco no setor turístico. A ação conta com o apoio importante da Secretaria de Estado do Turismo e busca incentivar a formalização e a profissionalização dos serviços na região”, destacou.
Além das capacitações oferecidas pelo Sebrae, a SETUR, por meio do setor do Cadastur, também participa da programação. Técnicos da secretaria estão em Atins prestando orientações sobre o programa de cadastro oficial do Ministério do Turismo, destacando seus benefícios e a importância da formalização dos empreendimentos turísticos.

Werllen Frazão, coordenador do Cadastur na Secretaria de Estado do Turismo, ressaltou a importância da parceria com o Sebrae. “Estamos em Atins, levando informações sobre o programa, seus benefícios e a importância da legalização para quem atua no setor turístico. O Cadastur é uma ferramenta que contribui para o desenvolvimento do turismo, oferecendo acesso a políticas públicas, crédito e maior visibilidade aos negócios formalizados”, afirmou.
O Cadastur é o sistema de cadastro oficial do Ministério do Turismo, voltado para pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. Por meio dele, os empreendedores garantem a legalização de suas atividades e têm acesso a benefícios como participação em programas de incentivo, feiras e eventos promovidos pelo governo, visibilidade em plataformas oficiais de promoção turística e facilidades para concessão de crédito. O cadastro é obrigatório para alguns segmentos e gratuito para todos.

Raquel Reis, moradora de Atins e futura empreendedora, comentou sobre a relevância da ação para sua jornada. “Estou aprendendo como formalizar meu negócio e dar os primeiros passos com apoio técnico. Antes, eu não sabia por onde começar, mas agora, com o suporte do Sebrae e da Secretaria de Turismo, iniciei o processo de abertura do meu CNPJ e estou mais seguro para empreender de forma legalizada”, comentou.
Procure o Sebrae
Empreendedores que desejam se formalizar ou buscar mais orientações sobre gestão de negócios, acesso a crédito, capacitações e outros serviços podem procurar as unidades do Sebrae localizadas nos municípios de Barreirinhas e Rosário, além das Salas do Empreendedor instaladas em diversas cidades da região. Esses espaços oferecem atendimento especializado e gratuito para quem quer empreender ou melhorar a gestão do seu negócio. Os contatos das unidades são: Sebrae Rosário – (98) 99137-4515 e Sebrae Barreirinhas – (98) 99137-4515.