Sebrae fortalece parceria com o Governo do Maranhão, levando capacitação para agricultores em São Bento-MA

Em uma iniciativa que visa impulsionar o desenvolvimento sustentável no Maranhão, o  Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), executa o programa Floresta Viva no município de São Bento/MA, beneficiando agricultores do município.

Com o objetivo de desenvolver a atividade econômica de viveirista, o primeiro passo é a união de forças em diversas frentes de trabalho, desde o investimento na infraestrutura, passando pela aquisição de sementes e pelo treinamento para o manejo correto da terra. Para levar aos agricultores todo esse suporte, uma parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae resulta em um aporte de conhecimento, técnicas e tecnologia que têm ajudado os produtores e, adicionalmente, na compreensão do associativismo como um bom caminho para o desenvolvimento dessas comunidades.

As ações já acontecem no povoado Iguarapiranga há três meses.

“Estivemos junto aos agricultores em três dias de capacitação para levar conhecimento sobre associativismo e suas contribuições para obtenção de melhorias nas atividades e no alcance dos resultados, por meio da implantação e condução do viveiro e comercialização das mudas. É de nosso desejo que por meio do apoio Sebrae que  foi fornecido,  a partir de agora seja obtido pelos produtores do grupo o fortalecimento do espírito empreendedor dessas pessoas e as capacidades de gestão para  dar seguimento a esse projeto, através  da comercialização das mudas , que é uma grande oportunidade de negócio que com esforço conjunto se consolidará,” disse Rosa Amélia, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro.

O Viveiro – O Viveiro está localizado no município de São Bento, na Baixada Maranhense. Tem capacidade de produção anual de 1 milhão de mudas. Na primeira etapa foram selecionadas duas espécies de Juçara, fruto nativo com grande potencial de mercado na região. O programa beneficiará 100 famílias em São Bento, criando oportunidades econômicas para elevação da renda no meio rural.

José Eleotério Campos Seguins é empreendedor do povoado Pachorra (em São Bento). Ele é um dos beneficiários do projeto e, por conhecer o trabalho desenvolvido pelo Sebrae na sua propriedade, logo internalizou a ideia de que a capacitação é a melhor alternativa para impulsionar um negócio.

“Eu acredito nas capacitações porque vamos trabalhar como empresas. Quando o programa foi lançado havia 16 empresas aptas a comprar mudas prontas. Essas empresas vão querer adquirir um produto manipulado por mão capacitadas, vão querer mudas com selo de qualidade. Por esse motivo é tão importante as parcerias e contar com o apoio do Sebrae, do Senar, do poder público para que tenhamos apoio técnico necessário,” disse José.

O Sebrae inicia escuta para captar necessidades e sugestões de novas capacitações para os participantes do programa.

A ideia – A ideia é desenvolver uma economia verde com equilíbrio, garantindo que as populações locais tenham a oportunidade de se beneficiar com a geração de trabalho e renda. O Sebrae integra a iniciativa direcionando esforços para fortalecer o espírito empreendedor e capacitar o produtor para desenvolver negócios e acessar novos mercados.

“Minha expectativa é que a gente vá além, que a gente cresça entrando nesse mercado. Desejo que todos abracem esse projeto para alcançarmos o nosso objetivo que é o sucesso; mas para isso é preciso união, que estejamos todos juntos com o mesmo pensamento. Creio que é possível,” disse Andreia Cristina Costa, moradora do Povoado Iguarapiranga, uma das beneficiárias do programa Floresta Viva, durante a Oficina sobre Associativismo.

A presença de jovens nesse processo é fundamental.
Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo