O que começou como uma conversa entre mulheres empreendedoras de Fortaleza dos Nogueiras (MA) durante a pandemia, se transformou em uma plataforma de desenvolvimento e apoio mútuo. O “Café com Ideias”, criado para unir forças em tempos de crise, conta agora com o reforço do Sebrae, que levou ao evento sua expertise e programas voltados ao fortalecimento dos negócios femininos.
Nesta edição, o evento contou com uma palestra especial sobre empreendedorismo feminino e a apresentação do Programa Delas, voltado a capacitar e empoderar mulheres em todo o estado. “Nós começamos com um grupo pequeno, hoje já somos 60 mulheres. Essa conexão com o Sebrae chega para somar. Nos mostra que podemos ir além, com apoio, conhecimento e ferramentas certas”, diz Iranilde Albuquerque, empreendedora e uma das fundadoras do movimento.
Para Michelli de Carvalho, que tem 25 anos e está começando um agência de Marketing Digital, participar do evento é uma experiência de crescimento: “Eu aprendo, me conecto e melhoro a gestão do meu próprio negócio. Aqui, a gente se fortalece como empresária, não apenas como prestadora de serviços”, destacou.

Estratégias de atuação
Segundo dados do Sebrae, 41,2% dos negócios ativos no Maranhão são comandados por mulheres. Só entre os microempreendedores individuais (MEIs) ativos no estado, 43,55% são mulheres; um total de 52.866 empreendedoras à frente de seus próprios negócios. Esse movimento é visível em setores como vestuário, beleza, alimentação e educação, com destaque para atividades como comércio varejista de roupas, cabeleireiros, promoção de vendas e ensino.
Apesar do avanço, desafios persistem: a sobrecarga de responsabilidades familiares e a falta de representatividade em setores estratégicos ainda dificultam o caminho das empreendedoras. Para enfrentar esses obstáculos, o Sebrae tem investido em programas direcionados, como o Programa Delas, que oferece capacitação, mentoria e suporte estratégico para mulheres de todo o estado.
Realizando ações como essa, o Sebrae reforça seu papel de parceiro estratégico do empreendedorismo feminino no Maranhão. ” O movimento dessas mulheres em torno do Café com Ideias tem o potencial para se fortalecer e alavancar mais atividades em redes. O programa Delas vem dar suporte com capacitação, incentivo à participação de evento voltados no desenvolvimento dessa empreendedora, do seu negócio e do grupo”, ressaltou a gestora do Delas na Unidade do Sebrae em Balsas, Allana Diniz.
A primeira rodada de capacitações do Sebrae Delas na cidade está marcada para os dias 28 a 30 de abril. Serão três oficinas estratégicas: “Atendimento focado em pessoas”, “Publicidade digital” e” Novas competências profissionais”. A proposta é capacitar as empreendedoras para enfrentar os desafios atuais do mercado com mais preparo e visão de futuro.
