Com o propósito de realizar sonhos por meio do empreendedorismo, o Projeto Força Mulher chegou ao município de Guimarães/MA, localizado a 224 km da capital São Luís. O objetivo do Sebrae é proporcionar às mulheres, em situação de vulnerabilidade social, as condições necessárias à abertura de novos negócios e fortalecimento daqueles já existentes, para conquistar trabalho e renda. Essa é uma alternativa para vencer os impactos da crise econômica agravada pela pandemia.
O Sebrae conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Guimarães, por meio do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) para executar a ação. A primeira etapa foi realizada na última quinta-feira (14), reunindo os profissionais da Assistência Social do Município para um dia de capacitação. Eles serão os agentes da transformação que aplicaram as ações do projeto junto com a equipe do Sebrae.
“O Sebrae entrou em contato com o poder público municipal, apresentou o projeto, e nós estamos focando nessa capacitação. Foi algo muito positivo, mobilizamos os profissionais para este momento que foi muito proveitoso, foi um momento maravilhoso. Não restringimos a participação, abrimos para todos que trabalham direta ou indiretamente com o público-alvo do projeto,” contou Simone Cunha Cardoso, diretora da Proteção Social Básica do Município de Guimarães.
A capacitação – Na capacitação, estiveram presentes 23 funcionários públicos que trabalham no CRAS e em outras unidades de atendimento da Assistência Social do município. Durante o encontro foi trabalhada a Sala Temática da Inclusão Socioprodutiva com duas oficinas de quatro horas, orientando os participantes a trabalharem o projeto junto às mulheres atendidas pelo equipamento. Por diversas questões culturais e estruturais, o público feminino vem enfrentando maiores obstáculos no caminho do empreendedorismo, merecendo, portanto, uma abordagem privilegiada, mas o projeto não é exclusivo delas, homens em situação de vulnerabilidade também podem participar.
Marinalva Ferreira Lopes é moradora de Guimarães desde que nasceu, ela trabalha na Assistência Social, é coordenadora de desenvolvimento comunitário, e apesar de manter um negócio de venda de bolos junto a sua comunidade, ela não conseguia visualizar-se como empreendedora, mas já entendeu que tem um negócio e que pode também investir nele. Depois da capacitação ela está mais confiante e se sente preparada para multiplicar o que aprendeu.
“Um momento desses é maravilhoso! As mulheres realmente precisam se libertar, ter sua independência financeira, eu sou exemplo dessas mulheres, eu trabalho fora, pela manhã e tarde e nos fins de semana nos reunimos (a comunidade) e fazemos bolos para vender. Ainda não estou formalizada, mas com o projeto me sinto mais confiante e motivada inclusive para repassar para as demais mulheres de nossas comunidades que precisam tanto,” relatou Marinalva.
Com o início da nova etapa do Projeto Força da Mulher, a prefeitura passa a ter a responsabilidade de trabalhar com as mulheres em situação de vulnerabilidade e organizar as próximas capacitações que serão com elas, para que estejam preparadas para tocar negócios de sucesso.
Ações que se completam
O Projeto Força Mulher é mais uma estratégia do Sebrae que se conecta a outras que vêm sendo realizadas no Estado do Maranhão, com o é o caso do Sebrae Estadual Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso, que será realizado na próxima semana, na capital São Luís, onde estarão reunidas mulheres que com apoio do Sebrae desenvolvem negócios de sucesso e mulheres que buscam o impulso necessário para iniciar seus negócios.
“A conexão entre os programas que o Sebrae desenvolve é muito forte, o Força Mulher vai agir na preparação das mulheres para assumir o papel de protagonista, para iniciarem seus negócios aumentando sua renda. A intenção é fortalecer o espírito empreendedor que a partir do momento em que elas participarem das oficinas e capacitações realizadas pelo projeto, elas mudem a sua realidade para que no futuro elas estejam participando delas com suas próprias histórias de sucesso para contar,” explicou Isabel Campelo, analista do Sebrae.
A inclusão produtiva das mulheres via o empreendedorismo favorece a melhoria dos aspectos sociais, educacionais e indicadores de saúde tanto das empreendedoras quanto de suas famílias. Tendo em vista que as mulheres ainda enfrentam muitos desafios para empreender como, a maior quantidade de tempo dedicado à família, às atividades de casa e a dificuldade para acessar crédito, o Sebrae tem buscado formas de incentivar o protagonismo feminino e fortalecer o empreendedorismo.
O Encontro Estadual DELAS – O Encontro Sebrae Delas acontece nos dias 28 e 29 de novembro, uma expectativa de público de cerca de 2.000 participantes. Contará com uma infraestrutura completa, com quatro palcos dedicados a painéis, palestras, oficinas e apresentações culturais, além de uma área de exposição com 42 empresas lideradas por mulheres, mostrando a diversidade e o potencial de negócios no estado.
“Serão mais de 50 palestras, 16 horas de programação intensa, com salas de materiais, oficinas práticas, sessões de negócios, área de exposição, praça de alimentação e espaços kids, inclusive com estrutura para crianças atípicas. Toda a programação foi pensada para ajudar o público a expandir seus conhecimentos e estratégias no cenário atual do mercado, sempre conversando com as questões que perpassam as várias instâncias a vida da mulher que empreende”, destaca a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, Édila Neves.
As inscrições no Encontro Estadual Sebrae Delas podem ser feitas no endereço eletrônico https://sistema.ma.sebrae.com.br/#/eventos/delas, onde também está disponível a programação completa do evento ou no link da bio do Instagram @sebraemaranhão.