Sebrae Maranhão vence quatro categorias do 8° Prêmio Cazumbá de Turismo

O Sebrae Maranhão venceu quatro categorias do 8° Prêmio Cazumbá de Turismo, premiação que reconhece trabalhos voltados para o turismo local e incentiva o desenvolvimento do setor. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu na noite desta sexta-feira (31), no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, em São Luís.

A premiação, conhecida como o “Oscar do Turismo no Maranhão”, chegou à oitava edição, premiando iniciativas inovadoras e profisisonais da área. (Sebrae/Divulgação)

O gerente de Comunicação do Sebrae Maranhão, João Torres, e a gestora estadual de Turismo do Sebrae Maranhão, Flávia Nadler, venceram, respectivamente, as categorias de “Assessoria de Comunicação para Turismo” e “Experiência em Gestão Pública ou Institucional de Turismo”.

Também premiado na edição anterior do Prêmio Cazumbá de Turismo, João Torres destacou a importância da conquista para impulsionar o trabalho desenvolvido pelo Sebrae na divulgação e fortalecimento do setor turístico.

João Torres e Jovanna Abreu empataram na votação e dividiram o prêmio na categoria “Assessoria de Comunicação para Turismo”. (Sebrae/Divulgação)

“Receber um prêmio tão prestigioso não é apenas um momento de orgulho para mim, mas também um incentivo para manter os padrões de dedicação ao Sebrae e ao turismo. Esse prêmio reconhece que o Sebrae tem se empenhado, a cada dia, em divulgar turismo no nosso estado”, declarou o gerente de Comunicação do Sebrae Maranhão, que, por empate na votação, dividiu a premiação com Jovanna Abreu, da Fecomércio Maranhão.

Durante a cerimônia, Flávia Nadler ainda ressaltou o papel do Sebrae como apoiador do turismo local, mencionando o acolhimento oferecido pela instituição aos profissionais do setor. “Sinto-me muito grata por ter me formado em turismo e ter tido a oportunidade de seguir contribuindo para a minha atividade de formação. Hoje, neste país, o Sebrae é uma das poucas instituições que acolhe turismólogos, tanto no corpo de colaboradores quanto no sistema de credenciados”, afirmou a gestora estadual de Turismo do Sebrae Maranhão.

Flávia Nadler venceu a categoria “Experiência em Gestão Pública ou Institucional de Turismo”. (Sebrae/Divulgação)

Inovação para fortalecer o turismo e gerar experiências memoráveis – O Festival de Turismo de Aventura do Munim, evento promovido pelo Sebrae Maranhão, por meio da Unidade de Lençóis-Munim, para incentivar destinos de aventura no estado, também conquistou o Prêmio Cazumbá de Turismo na modalidade “Experiência Inovadora”.

David Amorim, gerente da Unidade, enfatizou a contribuição do festival para o desenvolvimento da região e valorização dos empreendedores locais. “O principal objetivo do Festival de Turismo de Aventura do Munim não é apenas reconhecer o território como um ambiente favorável para o turismo de aventura, mas, principalmente, valorizar os empreendedores da região”, ressaltou David Amorim.

David Amorim, gerente do Sebrae, recebeu a estatueta pelo Festival de Turismo de Aventura do Munim, vencedor da categoria “Experiência Inovadora”. (Sebrae/Divulgação)

Além dessa iniciativa, o turismo ecológico desenvolvido pelo Sebrae Maranhão no Quilombo Boa Vista, no município de Rosário, venceu a categoria “Experiência em Sustentabilidade”. A experiência do Quilombo Boa Vista já havia obtido reconhecimento anterior, com o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

Homenagem reconhece trabalho da Rede de Agentes de Roteiros Turísticos no Maranhão

A Rede de Agentes de Roteiros Turísticos, projeto executado pelo Sebrae desde 2022, foi uma das ações homenageadas no 8° Prêmio Cazumbá de Turismo. Trata-se de uma das iniciativas da carteira de Turismo e Cultura da instituição, que tem, entre seus objetivos, gerar condições para potencializar os polos turísticos  a partir da diversificação da oferta de novos produtos, além de apoiar e estimular a implementação de estratégias de destinos turísticos inteligentes nesses polos. Também tem contribuído bastante para fortalecer a governança nos polos, o que tem importante impacto para o aproveitamento do potencial turístico do Maranhão como indutor do desenvolvimento econômico e social do estado.

A rede atua em seis dos pólos de turismo do Maranhão (São Luís, Lençóis e Delta, Munim, Chapada das Mesas, Floresta dos Guarás e Serras Guajajara, Timbira e Kanela) e conta com sete agentes de roteiros turísticos, prestando serviços em 38 municípios do estado. Como resultados desse trabalho, foram gerados, por exemplo, 28 novos roteiros nesses polos, sendo 21 destes integrantes do Catálogo Vivências Turísticas Maranhenses, lançado pelo Sebrae em 2024, na perspectiva de dar visibilidade a esses novos produtos.

“Este reconhecimento da Rede de Agentes de Roteiros Turísticos é muito importante. Ela perpassa seis pólos turísticos e impacta 38 municípios do nosso estado. Dessa forma, a gente promove transformações na cadeia do turismo, por meio do empreendedorismo”, evidenciou Flávia Nadler.

O jornalista e turismólogo Reginaldo Rodrigues, idealizador do Prêmio Cazumbá de Turismo, destacou a importância do evento para o incentivo de boas práticas no setor turístico do Maranhão: “O Prêmio Cazumbá valoriza e reconhece profissionais e entidades que fazem turismo no estado. Ele só é realizado em razão do apoio de parceiros como o Sebrae, que desde a primeira edição tem acreditado no que fazemos. É uma iniciativa muito gratificante”, frisou ele.

Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo