O Sebrae se mantém na missão de fortalecer negócios através do incentivo e impulsionamento ao empreendedorismo. Com a proximidade do carnaval a oferta de oficinas estratégicas prepararam o empreendedor de micro e pequenos negócios para as oportunidades da festa do momo. As oficinas de Vitrinismo e Marketing Visual e de Gestão Inteligente e Precificação, ofertadas em 13 municípios distribuídos nas regiões de Pindaré, Baixada e Litoral Ocidental Maranhense, ajudaram empresários a transformarem suas vitrines em poderosas ferramentas de atração de clientes, oferecendo produtos e serviços com preços atrativos e promoções inteligentes.

–
Vitrinismo e Marketing Visual – Através de técnicas de design e marketing visual, os participantes aprenderam a criar vitrines atraentes e convidativas, com o tema do momento “O Carnaval”. A oficina abordou desde a escolha das cores e iluminação até a disposição dos itens e a criação de um layout que transmita a identidade da marca.
Para Rosa Amélia Borges, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro, responsável pela oferta da oficina aos municípios da Baixada e Litoral Ocidental (Bacurituba, Bequimão, Cajapió, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Peri Mirim, São Vicente de Ferrer, Serrano e Turilândia), a iniciativa foi estratégica por focar em um tema necessário que faz total diferença na captação de clientes e impulsionamento das vendas.
“Às vezes menos é mais! O empreendedor por vezes possui peças lindas que não conseguem chamar a atenção devido ao excesso de mercadorias expostas de forma desorganizada. É preciso dar o devido protagonismo aos itens certos. Com a exposição certa a peça pode ter uma saída mais rápida, sem contar que uma vitrine bem organizada, e disposta de forma estratégica, somada a decoração certa, com certeza atrai mais cliente e proporciona mais vendas”, pontuou Rosa Amélia.
Oficina e consultoria – Um total de 178 empreendedores participaram da oficina de vitrinismo e marketing visual. Além da oficina, o Sebrae ainda ofereceu aos interessados consultoria técnica especializada no tema, onde o consultor credenciado pelo Sebrae visitou os negócios para avaliar o visual do empreendimento e suas vitrines, pontuando erros e acertos. Esses empreendedores puderam mostrar na prática o que aprenderam na oficina, aplicando o conhecimento com a ajuda do profissional. Foram realizadas 38 consultorias que resultaram em vitrines mais organizadas e atrativas.
Gladston Gomes tem uma loja de roupas em Turilândia, a Bela Boutique; ele foi um dos empresários que topou o desafio de colocar em prática o que aprendeu na oficina. Para ele, foi um momento de grande aprendizado. “Tirei muitas dúvidas, a oficina me ajudou demais e eu agradeço o apoio do Sebrae. Agora tenho novos planos, porque já sei onde posso e vou melhorar o meu negócio”, relatou Gladston.
Durante a consultoria, o técnico autorizado pelo Sebrae, avaliou o negócio e pontuou possíveis melhorias, tudo de forma gratuita, dando direcionamento às soluções do Sebrae que podem contribuir ainda mais com os negócios, cada um em sua necessidade específica.
–
O Caminho para um negócio lucrativo
Além do aspecto visual, que se mostrou muito importante, o Sebrae focou na gestão financeira dos negócios. A oficina de Finanças Inteligentes e Precificação, direcionada às mulheres empreendedoras, ofereceu ferramentas e conhecimentos para uma gestão financeira eficiente. Os participantes aprendem a controlar o fluxo de caixa, calcular custos, definir preços competitivos e tomar decisões financeiras estratégicas.
Dulcilene dos Santos, que mora em Santa Inês, está há 3 anos no mercado como empreendedora. Ela toca um negócio de oferta de serviços de cabeleireira e trancista, e ainda possui uma lojinha de cosméticos. Tudo isso funciona em um espaço comercial montado na casa dela para receber seus clientes. Foi a primeira vez que participou de uma oficina do Sebrae e gostou do resultado.
“Contribuiu e muito para a obtenção de conhecimento, eu trabalho a um tempo com essa atividade e ainda não sabia qual a forma correta de definir o preço do serviço, e com a oficina foi possível aprender a precificar e melhorar em outros aspectos a gestão do meu negócio. Essa oficina renovou minha vontade de continuar tocando o meu negócio e oferecendo o melhor serviço para os meu clientes”, disse Dulce Maria.
“O Sebrae reconhece o papel fundamental das mulheres no cenário empreendedor. A oficina de gestão inteligente e finanças teve o intuito de contribuir com os negócios tocados por elas, porque conhecimento e capacitação são ferramentas importantes para o sucesso de qualquer negócio,” relatou Elayne, gestora do Empreendedorismo Feminino da Unidade de Negócios do Sebrae de Santa Inês, responsável pela oferta da oficina de Gestão Inteligente e Precificação, que aconteceu nas cidades de Monção, Santa Inês e Santa Luzia.