O Sebrae em Imperatriz promoveu uma série de ações educativas durante a 12ª Semana Nacional de Educação Financeira – Semana ENEF -, realizada em todo o país de 12 a 18 de maio. A iniciativa busca estimular práticas de controle financeiro e orientar sobre o uso consciente do crédito entre estudantes e empreendedores.
Em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a unidade regional de Imperatriz organizou palestras e oficinas voltadas à comunidade acadêmica. A programação incluiu atividades práticas com uso de ferramentas gratuitas e metodologias que auxiliam na gestão de finanças pessoais e empresariais.
De acordo com o analista do Sebrae, Rodrigo Lucena, o objetivo é despertar desde cedo nos jovens o interesse e a responsabilidade pelo planejamento financeiro. “A educação financeira é um passo essencial na formação de empreendedores mais preparados e cidadãos com maior autonomia na gestão de sua vida econômica”, afirmou.

A expectativa da unidade é ampliar o impacto dessa iniciativa para outras instituições de ensino e públicos de diferentes faixas etárias. O objetivo é reforçar o protagonismo dos indivíduos na administração das finanças pessoais e nos desafios do empreendedorismo.
Dados do Sebrae (2024) apontam que a falta de planejamento financeiro está entre os principais motivos para a mortalidade de micro e pequenas empresas no Brasil. Entre os MEIs, 29% encerram suas atividades por dificuldades de gestão, especialmente ligadas à desorganização das finanças. A atenção ao tema, portanto, é essencial para garantir a sobrevivência dos negócios e a saúde financeira da população.
Semana Nacional de Educação Financeira
A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma mobilização anual organizada desde 2014 pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), com o objetivo de estimular ações de conscientização financeira no país.
Neste ano, a 12ª edição tem como foco principal as escolas, com atividades voltadas ao público jovem e estudantes do programa de educação empreendedora. A ideia é que esses futuros profissionais desenvolvam uma relação mais equilibrada com o dinheiro desde cedo.

As ações variam de acordo com cada unidade do Sebrae. Em Imperatriz, a programação inclui palestras, cursos e oficinas práticas presenciais e online. Um dos destaques deste ano foi a parceria com a UFMA, que resultou em duas palestras voltadas a alunos universitários.
Prática e planejamento: ação do Sebrae reforça uso de ferramenta gratuita
Como parte da programação da Semana ENEF, a unidade do Sebrae em Imperatriz promoveu, na última segunda-feira (13), uma oficina voltada à apresentação da metodologia do Agente de Crédito e Finanças e apresentação da Planejadora Sebrae, uma ferramenta gratuita.
A atividade teve como objetivo mostrar aos participantes como utilizar a Planejadora Financeira, ferramenta online e gratuita oferecida pelo Sebrae, que facilita cálculos para acesso ao crédito e melhor tomada de decisões.

Durante a oficina, os presentes puderam simular cenários financeiros e identificar estratégias mais adequadas para suas realidades pessoais ou empresariais. A atividade reforçou o caráter prático da Semana ENEF, com foco na aplicabilidade dos conhecimentos financeiros. Francisco Kenedy Quinderé Aquino, que atua há 15 anos nas áreas de finanças e planejamento, esteve presente e destacou a importância da Planejadora Sebrae como ferramenta estratégica para auxiliar empresários na análise da real capacidade de pagamento antes da tomada de crédito.
“O financiamento deve ser utilizado como uma ferramenta de gestão, e não apenas como recurso emergencial. O foco precisa ser o fortalecimento do negócio, por meio de investimentos que aumentem a lucratividade da empresa. A Planejadora auxilia nesse entendimento, ela proporciona uma abordagem prática das finanças”, pontuou.
Com essa e outras ações, o Sebrae busca ampliar o alcance da educação financeira na Região Tocantina. Segundo o Mapa de Empresas do Governo Federal (2024), Imperatriz é o segundo município do Maranhão com maior número de pequenos negócios ativos, atrás apenas de São Luís.