Startup Day 2025: Sebrae impulsiona empreendedorismo e ecossistema de inovação com palestras e oficina em Chapadinha-MA

Exercícios práticos e imersivos focados no desenvolvimento de ideias de negócios inovadores foram o destaque da 11ª edição do Startup Day em Chapadinha, realizada pelo Sebrae na manhã deste sábado (22). O evento, também promovido em outros 16 municípios do Maranhão, contou com palestras e uma oficina prática sobre a criação e validação de startups, na qual, os mais de 140 participantes tiveram a oportunidade de definir o conceito do negócio, testar a viabilidade da ideia e construir a proposta de valor.

Startup Day Chapadinha 2025 contou com uma oficina prática sobre a criação e validação de startups.(Sebrae/Divulgação)

A analista técnica do Sebrae em Chapadinha, Talita Medeiros, enfatizou a grande adesão do público ao evento. “Em Chapadinha, tivemos um volume incrível de inscrições. Mais de 140 pessoas participaram deste grande ecossistema de inovação. Algumas pessoas também tiveram a oportunidade de conhecer, pela primeira vez, o que é uma startup, podendo fazer na prática a validação e compreender o que é um modelo de negócio”, destacou.

As palestras “Definindo o Conceito de Sua Startup”, “Modelos de Negócios para Startups” e “Validação do Mercado e Feedback de Clientes” foram ministradas, respectivamente, pela CEO e fundadora da Daya Startup, Samira Nogueira, pelo especialista em Gestão da Inovação e Empreendedorismo, Mateus dos Santos, e pela CEO do  Vibra Instituto, Jakellyne Martins. Durante as palestras, o público, composto por empresários, pesquisadores, estudantes e professores, participou de diversas atividades práticas, como o exercício da árvore de decisão, que consiste na criação de um diagrama voltado para a análise das decisões possíveis no negócio e de seus resultados.

Participantes tiveram a oportunidade de colocar em prática os conceitos aprendidos nas palestras. (Sebrae/Divulgação)

O especialista em Gestão da Inovação e Empreendedorismo, Mateus dos Santos, esteve presente pelo segundo ano consecutivo no Startup Day Chapadinha. Na edição de 2025, ele abordou a construção do MVP (Produto Mínimo Viável) e a importância dessa ferramenta para testar a viabilidade de uma startup. “Nós falamos sobre modelo de negócio e sobre Produto Mínimo Viável, que é o MVP, dentro do mundo das startups. Foi uma oportunidade para os participantes testarem a sua ideia de negócio e analisarem a viabilidade com o mínimo recurso possível, de forma prática”, detalhou Mateus dos Santos.

Impulsionamento do ecossistema de inovação – O Startup Day Chapadinha 2025 foi um catalisador de ideias de negócios, incentivando propostas inovadoras em diversos segmentos do mercado. Durante o evento, a estudante do ensino médio Bianca Porto teve a ideia de criar, junto com colegas de turma, um aplicativo gratuito para que professores possam disponibilizar cursos em suas áreas de atuação. Segundo a adolescente, a iniciativa visa contribuir para a valorização do ensino no país.

Gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Chapadinha, Gilson Menezes, durante a abertura do evento. (Sebrae/Divulgação)

“No Startup Day, fomos inspirados a ter várias ideias. Inclusive, acabei me conectando com colegas da minha escola com quem não conversava tanto, e juntos tivemos a ideia de criar um aplicativo para professores que não são valorizados nas suas instituições de ensino, mas que querem espalhar os seus ensinamentos pelo Brasil. Então eles podem acessar um site e se cadastrar gratuitamente para liberar seus cursos. Claro, a ideia ainda não é perfeita, afinal, tivemos apenas um dia para desenvolvê-la, mas foi uma experiência muito enriquecedora e inspiradora para todos nós”, declarou Bianca Porto.

Startup Day Chapadinha 2025 teve a participação de empresários, pesquisadores, estudantes e professores. (Sebrae/Divulgação)

Já o analista de Recursos Humanos Marcos Zayrão elaborou uma ideia de negócio voltada para o mercado automobilístico. “A ideia funciona basicamente em um B2B, na qual a gente vai fazer algumas parcerias com empresas que já fazem a compra de veículos automotores e facilitar todo o passo a passo até a venda. A plataforma vai conseguir segurar o pagamento e também realizar a verificação da condição do carro, com borracharias e mecânicos. O objetivo é gerar confiança através da qualidade do serviço, para que o cliente final tenha uma venda tranquila”, explicou Marcos, que participou pela terceira vez do Startup Day.

Espaço do evento foi decorado com o slogan e as cores do Startup Day. (Sebrae/Divulgação)

Iniciativa nacional – O Startup Day é uma ação realizada pelo Sebrae Startups em todo o país, com o objetivo de fomentar negócios inovadores e gerar conexões. No Maranhão, além de Chapadinha, o evento foi promovido nos municípios de Araioses, Açailândia, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Carolina, Caxias, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Pindaré Mirim, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, São Luís e Timon.

Estudantes do Educa Mais Brasil durante exercício prático no Startup Day Chapadinha 2025. (Sebrae/Divulgação)

“Esse evento gerou essa grande oportunidade para reunirmos empresários, pesquisadores, estudantes e professores. Apresentamos problemas e ideias, para que os participantes pudessem elaborar modelos de negócios, promovendo o desenvolvimento da nossa região. Estamos felizes com o resultado do evento e, com certeza, Chapadinha foi destaque nesta 11ª edição Startup Day no Maranhão”, finalizou o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Chapadinha, Gilson Menezes.

Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo