Sustentabilidade é tema de seminário com líderes do Cerrado Sul Maranhense

A emergência climática é uma realidade que tem mostrado seus efeitos em todo o mundo, com enchentes severas, queimadas descontroladas e temperaturas extremas. No Cerrado Sul Maranhense, esse cenário foi o ponto de partida para o seminário “Ações em Movimento”, realizado na última quinta-feira (29), em Balsas. Promovido pelo Sebrae, o encontro reuniu líderes locais para discutir como pequenos negócios podem contribuir para a mitigação dos impactos ambientais, fortalecendo ao mesmo tempo o desenvolvimento econômico da região.

O seminário é parte do programa Territórios Empreendedores, uma iniciativa que visa transformar as regiões com a implementação de agendas de desenvolvimento sustentável. Nesta edição, a sustentabilidade foi o tema principal, com a realização de uma oficina voltada para a compreensão e atuação frente aos desafios climáticos locais.

Durante o encontro foi realizada oficina sobre Sustentabilidade, com a CEO da Compensei, Vilena Silva.

A oficina foi conduzida por Vilena Silva, CEO da startup Compensei, especializada em descarbonização de negócios e eventos. Vilena destacou a importância de entender a questão ambiental para orientar o desenvolvimento dos territórios e dos negócios. “Estamos vivendo um cenário de emergência climática, e isso exige que os pequenos negócios se posicionem de forma sustentável. Existem diversas ferramentas acessíveis, como o diagnóstico ESG do Sebrae, que podem ajudar esses negócios a mapear suas necessidades e implementar ações práticas de sustentabilidade”, explicou.

Durante o evento, foi apresentado um case local: a fintech Recikla, focada em economia circular, que está sendo desenvolvida em Balsas. Karollaynne Sá, uma das fundadoras da Recikla, falou sobre os desafios e as oportunidades de atuar em um setor que ainda engatinha no estado do Maranhão. “A Recikla começou como uma plataforma de benefícios para promover a economia circular e a reciclagem no município. Agora, estamos dando os passos cruciais para nos estabelecermos como uma fintech de crédito, o que vai potencializar ainda mais nosso impacto na região”, disse Karoline.

Karollaynne Sá é empreendedora e está desenvolvendo uma startup focada na economia circular.

Monitoramento

O Sebrae, por meio da gerência Unidade de Empreendedorismo Territorial e da Unidade de Negócios do Sebrae em Balsas, tem dado andamento à estratégia dos Territórios Empreendedores para acompanhar os líderes do Cerrado Sul Maranhense com encontros periódicos para monitorar as ações da agenda de desenvolvimento.

Entre os resultados do programa, que está sendo desenvolvido na região desde 2022, está a implementação da R5 Agência de Desenvolvimento e Inovação do Cerrad o Sul Maranhense, que está atuando para tirar do papel os compromissos da agenda do grupo. Com foco nos eixos de Negócios Rurais e Turismo, o grupo tem priorizado a estruturação do papel da agência no território.

A próxima atividade, uma oficina de liderança intitulada “Líderes em Movimento”, está prevista para outubro. Segundo Shamia Renata Coimbra, coordenadora do programa, o foco agora é a consolidação dos territórios. “Estamos na fase de transformação, onde os territórios precisam se apropriar do que foi criado, acompanhando os resultados e alcançando novas metas”, comentou a coordenadora.

Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo