Transição de carreira: empreendedora relata desafios e conquistas quando decidiu mudar de área profissional

A busca pela satisfação no trabalho e realização pessoal têm impulsionado muitas pessoas a dar novos rumos à carreira profissional. Foi o que apontou um levantamento do LinkedIn, de 2023, que mostrou, ainda, que 60% dos trabalhadores brasileiros cogitam mudar de emprego. A empreendedora Juliana Vidigal, da cidade de Caxias, faz parte dessa estatística e enfrentou diversos desafios quando decidiu pela transição de carreira.

Enfermeira de formação, Juliana atuou na área de saúde por mais de 10 anos e sempre se declarou apaixonada pela profissão. “A Enfermagem sempre foi algo que me deu muito prazer, pois eu me dedicava e tentava ajudar as pessoas da melhor forma possível. Mas, o empreendedorismo era algo que me fascinava, tanto que mesmo na época da faculdade eu já vendia joias, roupas fitness. Mesmo sendo enfermeira, e com um bom emprego, continuei a empreender, me dedicando às duas atividades, tanto que eu sempre me apresentava nos lugares como enfermeira e empreendedora”, relatou.

Em 2011, Juliana abriu oficialmente a D’Ju Modas, com a venda de roupas femininas. Mas, em 2018, a chegada da maternidade deu um novo rumo para o negócio. “Eu já pensava numa mudança de nicho e quando me tornei mãe vi no mercado a carência de lojas de roupas infantis, pois eu queria comprar para o meu filho e não existiam muitas opções no mercado. Passei um período me dedicando exclusivamente ao papel de mãe e quando voltei para o mercado, já programei essa mudança de perfil, com o negócio se tornando a D’Ju kids”, explicou Juliana.

Transição de Carreira

O sucesso da D’Ju Kids e a chegada da Pandemia deram um novo rumo na vida de Juliana. Em 2019, trabalhando na linha de frente no combate à Covid19, a enfermeira desenvolveu síndrome do pânico e tinha dificuldades de desenvolver os atendimentos de saúde. Em paralelo, a D’Ju kits cresceu no mercado e exigia cada vez mais a dedicação da empreendedora.

“Foi um momento difícil na minha vida e eu percebi que eu precisava tomar uma decisão importante quanto ao meu futuro profissional. Resolvi então deixar a enfermagem e me dedicar exclusivamente à loja. Foi a melhor escolha que poderia ter feito, pois além de realizar um desejo pessoal de continuar empreendendo pude também cuidar da minha saúde”, disse Juliana.

Em 2022, um incidente fez a D’Ju Kids passar por mais uma mudança. “Tivemos nossa loja roubada e levaram praticamente toda nossa mercadoria; quebraram portas e prateleiras. Era próximo do Natal, precisávamos vender e como não tínhamos dinheiro suficiente para reformar a loja e comprar toda a mercadoria novamente, resolvemos adquirir produtos da linha masculina. Graças a Deus tivemos o apoio de muitas pessoas, conseguimos vender tudo e aos poucos reconstruímos a loja”, relatou.

Atualmente Juliana se apresenta exclusivamente como empreendedora e a D’Ju Kids está consolidada no mercado de Caxias como uma loja de roupas infantis masculinas. “Em alguns momentos pensei em investir no universo masculino, mas não colocava a ideia pra frente. Em meio a mais uma dificuldade, soubemos nos reinventar e aproveitamos para nichar, o que na época nos tornou a primeira loja da cidade a vender exclusivamente moda infantil masculina”, complementou a Juliana.

Juliana Vidigal é empreendedora, proprietária da loja D’Ju Kids

A gestão do Negócio

Decidir investir na área do empreendedorismo, mais que vontade, exige muito estudo e dedicação. “Muitas pessoas sonham em ter o próprio negócio, mas quando se deparam com a rotina da empresa, percebem que é preciso aprender a gerir corretamente o empreendimento. Buscar capacitações e consultorias, estar envolvido em ações com empreendedores da cidade são fundamentais para que o negócio de fato cresça no mercado”, disse o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Caxias, Stênio Pinheiro.

Para Juliana, estudar sobre gestão foi fundamental para a gestão do negócio. “Quando decidi pela transição de carreira, umas das primeiras coisas que fiz foi me capacitar em gestão do negócio, já que iria me dedicar exclusivamente ao empreendedorismo. Fiz cursos presenciais e online voltados para administração, finanças, redes sociais, tudo que pudesse agregar conhecimento ao negócio”, explicou.

Ela reforça que vai continuar investindo em conhecimento. “Agora sou empreendedora em tempo integral e pretendo cada vez mais me capacitar para o meu crescimento profissional e do meu negócio. O aprendizado é constante e por isso todo empreendedor deve buscar se reinventar para acompanhar as mudanças do mercado. A jornada não é fácil, mas com certeza vale muito a pena quando nos dedicamos com amor e vemos o resultado do nosso esforço”, disse.

Novos projetos

Neste ano, Juliana participou do projeto “Tração Figital”, promovido pelo Sebrae, onde teve a oportunidade de lançar sua loja online. “A loja virtual parecia uma realidade distante, mas sabendo da grande influência do digital com todo o acompanhamento que tive pude investir em mais esse projeto desafiador. Com a loja virtual podemos ampliar nossas vendas e tornar a D’Ju Kids conhecida em todo o país”, comemorou a empreendedora.

A loja virtual da D’Ju Kids pode ser acessada pelo endereço www.djukids.com.br

A D’Ju Kids lançou recentemente sua loja digital para ampliar mercado e atrair novos consumidores
Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo