No eixo de governança corporativa, observado por empreendimentos sustentáveis, é essencial a implementação de dispositivos que garantam ações mais éticas, transparentes e responsáveis dentro do negócio, independentemente do porte da organização. Visando facilitar a adoção desse conjunto de processos e práticas pelas empresas maranhenses, o Sebrae e a Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA) assinaram convênio de cooperação técnica para inserir a trilha Ética e Integridade para Micro e Pequenas Empresas, do Sebrae, no Programa de Certificação de Empresas (PROCEM), coordenado pela FIEMA.
O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal, esclarece que a trilha vai qualificar empresas para adequarem seus processos internos e gerenciarem riscos do negócio. “O programa de certificação valoriza um item importantíssimo para o valor das empresas maranhenses, oferecendo integridade dentro dos seus processos produtivos”, afirma o executivo.
Na visão do superintendente da FIEMA, César Augusto Miranda, a inclusão da trilha vai incrementar o PROCEM. “A questão da integridade, do compliance e da gestão de risco é fundamental para que as empresas hoje possam permanecer no mercado, ter perenidade, de forma que essas empresas tenham condições de prestar um melhor serviço, e, com isso, melhorar a economia do nosso estado”, avalia Miranda.
A assinatura do termo de cooperação entre as instituições ocorreu nesta quinta-feira (12), durante o evento Conexão Negócios, com programação focada no desenvolvimento de fornecedores. A atividade aconteceu na sede da FIEMA, em São Luís, e reuniu cerca de 100 pessoas, que representam empresas atuantes no estado.
Trilha de conhecimento — O curso Ética e Integridade para Micro e Pequenas Empresas é disponibilizado gratuitamente para empresas na plataforma de cursos online do Sebrae, no site www.sebrae.com.br/cursosonline. A trilha aborda os fundamentos da ética nas empresas e a importância da integridade corporativa para a sustentabilidade do empreendimento.