Estudantes do Instituto Federal do Maranhão – IFMA Campus Coelho Neto, participaram de mais um projeto voltado para a inovação: a Trilha para Editais de Inovação. A capacitação é fruto de uma parceria do Sebrae com o IFMA, por meio da Fábrica de Inovação.
O intuito da capacitação foi formatar e aplicar uma trilha de pré-aceleração gameficada com objetivo de orientar e construir a ideação e primeiros passos de uma startup/modelo de negócio. Na metodologia, os alunos foram divididos em grupos e criaram sete startups, participando de mentorias coletivas e individuais de orientação e acompanhamento durante cinco semanas.
A culminância da trilha aconteceu na quinta-feira, 22, onde as equipes realizaram o pitch dos seus projetos e as melhores ideias foram premiadas pelo Sebrae. A equipe “Educa Libras” foi a campeã do desafio, uma startup que propõe a inclusão de intérprete de libras em eventos de escolas municipais, por meio da tradução simultânea via vídeo conferência.
“Agradeço por essa oportunidade de aprender mais, de poder pensar em algo novo e inovador para a nossa cidade. A equipe está muito feliz com a participação nessa trilha, não só pela conquista do primeiro lugar no desafio, mas porque sabemos o que aprendemos aqui vamos levar pra nossas vidas estudantil e profissional”, disse o aluno Rian Sousa.
A trilha foi um piloto do projeto “Sebrae Start” que deve ser desenvolvido em todo o Maranhão. “Foi uma ação muito importante para orientar os alunos sobre os primeiros passos e desenvolvimento de uma startup. É mais uma solução do Sebrae para trabalhar e fomentar a inovação no estado do Maranhão“, destacou a gestora de projetos do Sebrae no Maranhão, Flávia Albuquerque.
A ação em Coelho Neto envolveu mais de 20 alunos do Ifma. O coordenador da Fábrica de Inovação, professor André Wallas, destacou a parceria do Sebrae para levar conhecimento à instituição. “Temos realizado diversas ações como Ideathon, Desafio Liga Jovem, entre outros, que estão despertando os nossos alunos para o mundo da inovação. A trilha foi mais uma oportunidade de envolver nossos alunos e reafirmar essa parceria que têm contribuído para o aprendizado”, relatou.
–