Turismo ganha força no Maranhão com ações e parcerias estratégicas do Sebrae

Dono de amplo potencial para o turismo e de atrativos exuberantes, culinária rica e cultura singular, o Maranhão desponta como uma aposta consistente para o crescimento de negócios turísticos, atividade que impacta diretamente pelo menos 57 segmentos econômicos. Com boas perspectivas e alguns desafios a vencer, o turismo encontra na atuação de instituições como o Sebrae importantes iniciativas, que geram impactos na cadeia turística do estado.

Atrativos como a Rua do Giz, em São Luís, considerada a 6ª mais bonita do país, aliados a experiências memoráveis e cultura singular conferem ao Maranhão potencial ímpar no Turismo (Embratur/Divulgação)

Fruto de um planejamento estratégico elaborado no final de 2024, com participação de técnicos de todo o estado, a atuação do Sebrae no Maranhão está amparada em cinco eixos prioritários, alinhados com o direcionamento nacional, contemplado Governança, Inovação, Sustentabilidade, Experiência e Marketing, com ações específicas. E, além disso, prioridades tangenciais, como o fortalecimento dos pequenos negócios, a consolidação da governança, uma atuação amparada em dados e o reforço às parcerias.

Nos últimos três anos (2022-2024), a carteira de Turismo do Sebrae no Maranhão atendeu nove polos turísticos e 49 municípios, gerando 7.272 atendimentos a 1.771 pequenos negócios e 3.444 clientes, com um investimento de R$ 8 milhões em ações e iniciativas para o desenvolvimento desta importante cadeia.

“Em matéria de desafios, em sondagem recente apuramos que os negócios da Rota das Emoções, em torno de 45% estão em um nível de iniciante. Essa renovação do trade, ao longo dos anos, requer pensar na oferta de soluções para os empreendedores, observando esse nível de maturidade. Precisamos também consolidar a governança, que se renova nos municípios e no estado a cada eleição. Isso acaba exigindo uma constância na oferta de conhecimento, atualização e qualificação para que possamos ter um Turismo mais profissional no nosso estado”, pontua Flávia Nadler, gestora de Turismo e Cultura no Sebrae Maranhão.

Já o diretor Técnico Mauro Borralho aponta avanços obtidos. “São resultados como o fortalecimento das governanças, a formalização das primeiras IGR’s do estado (Lençóis e Delta e da Floresta dos Guarás) e um processo de aperfeiçoamento do trabalho, que contribui para a diversificação da oferta e valorização da experiência, com novos roteiros e produtos turísticos diferenciados. E, além disso, uma articulação com a cultura, a inserção das comunidades quilombolas ou indígenas e a qualificação do trade em áreas como segurança no turismo de aventura. São passos que levam a novos mercados, em parceria com instituições como a Embratur, o governo do Estado, a Setur Maranhão, as prefeituras, trade, entidades empresariais e demais interessados no crescimento sustentável do Turismo no Maranhão”, avaliou o diretor.

Diretor Técnico do Sebrae, Mauro Borralho. (Sebrae/Divulgação)

Encontro de gestores estaduais e nacionais de Turismo 

O primeiro encontro de 2025 da Rede Nacional de Turismo, com atividades técnicas e alinhamentos estratégicos para fortalecer a atuação do Sistema Sebrae foi realizado no Maranhão, no final de março.

Com programação em São Luís e Barreirinhas, o encontro reuniu gerentes nacionais, gestores e técnicos dos 27 estados, além de parceiros, em uma troca de experiências, integração e compartilhamento de boas práticas.

“O encontro trouxe conhecimento técnico, possibilitou o alinhamento da atuação do Sebrae no turismo no Brasil, a integração com parceiros importantes e, ao mesmo tempo, trouxe um banho de cultura. As visitas técnicas aos grupos e empresas apoiados pelo Sebrae nos deram a chance de ver, na prática, a integração acontecendo”, explicou Ana Clévia Guerreiro, da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional.

Maranhão recebe Encontro nacional de Turismo do Sistema Sebrae (Sebrae/Divulgação)

Parcerias pelo Turismo

Durante o Encontro Nacional, o Governador Carlos Brandão e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacaram as parcerias pelo desenvolvimento e inclusão em todo o Brasil, a partir do Turismo.

Brandão mencionou o reforço na infraestrutura, promoção e atração de visitantes, lembrando o reconhecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural pela Unesco; a ponte do rio Preguiças (Barreirinhas) e a parceria com o Sebrae. “Cientes da capacidade transformadora do turismo, temos buscado apoiar, fortalecer, dar estrutura e contribuir para que esse setor continue impulsionando mais crescimento, novos negócios e o desenvolvimento do Maranhão”, disse o governador.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também enfatizou a atuação conjunta com o Sebrae. “Mais do que um contrato com responsabilidades mútuas, o que temos é a construção de uma política pública para colocar o turismo no centro de um novo modelo de desenvolvimento capaz de gerar emprego e renda no Brasil” explicou ele.  “Para desenvolvermos o turismo, seja em nível estadual, nacional ou regional, é importante que mais parcerias aconteçam”, acrescentou.

Governador Carlos Brandão e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reforçam parcerias para fortalecer turismo no Maranhão. (Sebrae/Divulgação).

Projeto Redes de Agentes amplia atuação em todos os polos do Maranhão 

O projeto Rede de Agentes de Roteiros Turísticos tem contribuído muito para melhorar o ambiente de negócios para as pequenas empresas do Turismo. Com o projeto, o Sebrae chega a sete polos turísticos, beneficiando 38 municípios.

A essa atuação, somam-se ações colaborativas com 32 instâncias de governança (IGR’s, Conselhos Municipais e Entidades Empresariais), quanto ao papel, planejamento e implementação de ações. Sete agentes atuam no Maranhão. No período, foram investidos R$ 1,2 milhões no projeto.

Turismo Inteligente – Também se destaca a atuação em DTI (Destinos Turísticos Inteligentes) em duas vertentes: por meio da Rede de Agentes, o Sebrae atua em municípios e territórios, levando orientações sobre essa estratégia. Em 2023, 24 municípios aderiram ao Diagnóstico de Maturidade em DTI e passaram a figurar no banco de dados nacional da área, que agrupa 441 municípios brasileiros.

E com o Projeto Turismo Futuro Brasil, uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que tem apoiado, com ações estratégicas, a transformação em DTI de 12 municípios do Brasil, entre eles, São Luís, que contabiliza ações inovadoras fruto dessa parceria.

O secretário municipal de Turismo, Saulo Santos, ressalta que essa parceria tem “sido fundamental para o fortalecimento das estratégias para desenvolver e implementar o turismo com o objetivo de transformar a vida das pessoas para cada vez melhor”.

Flávia Nadler lembra outra ação importante que são as análises com a perspectiva do desenvolvimento territorial, com base em dados dos Diagnósticos de Maturidade, que resultaram na Carta Maranhão DTI.

“A carta foi elaborada por representantes das Instâncias de Governança dos Polos Turísticos do Maranhão (IGR), sendo dirigida às instituições e agentes componentes da governança do turismo do estado, contendo uma série de ações para potencializar o desenvolvimento do turismo no Maranhão com base na abordagem DTI. Esse documento está disponível para download na Loja Virtual do Sebrae. (https://bit.ly/3RbRY7p)

Em visita técnica ao Bar da Hora, gestores do Sistema Sebrae conhecem experiência de turismo comunitário em Barreirinhas, recentemente premiada pela Braztoa. (Sebrae/Divulgação)

ROTA DAS EMOÇÕES

A Rota das Emoções é um dos roteiros turísticos mais procurados e premiados do Brasil, unindo os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, com abrangência em 14 municípios, que compartilham belezas naturais, cultura autêntica e experiências únicas.

Criada em 2005, a rota conecta atrativos mundialmente conhecidos como os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e Jericoacoara, formando um corredor turístico sustentável que se destaca pela forte articulação entre as unidades estaduais do Sebrae, poder público, trade turístico e comunidades locais.

Visita técnica apresenta Lençóis a visitantes, atrativo reconhecido pela Unesco como patrimônio mundial e um dos destinos mais procurados mundialmente. (Sebrae/Divulgação)

Entre os avanços da iniciativa, estão o crescimento do número de empresas formalizadas, aumento da geração de empregos e da receita dos negócios atendidos, além da melhoria na infraestrutura e da atuação em mercados internacionais.

Para 2025, o projeto prevê qualificação em sustentabilidade e segurança, reforço ao turismo de experiência, adoção de tecnologias e inovação na comercialização, além de estratégias de promoção em feiras nacionais e internacionais. A expectativa é consolidar o destino como referência global em turismo de natureza, com foco na inclusão produtiva e no desenvolvimento das comunidades locais.

“Ter o Sebrae como parceiro tem sido essencial para o crescimento do nosso negócio e fortalecimento do Turismo no Maranhão, especialmente na Rota das Emoções. Com ações de qualificação, acesso a informações estratégicas e a participação em ações de promoção, conseguimos nos posicionar melhor no mercado e oferecer experiências cada vez mais completas aos clientes. O Sebrae tem ajudado a construir um turismo mais sustentável, competitivo e conectado com as comunidades locais. Fazer parte dessa rede de desenvolvimento nos motiva a seguir inovando, para mostrar ao mundo a beleza e a força do nosso estado”, reflete Roberdan Quintino, proprietário da Agência Caetés Expedições, que atua na Rota.

Empreendedor ressalta parceria do Sebrae para o crescimento do turismo na Rota das Emoções (Divulgação)

RESULTADOS EXPRESSIVOS

Chapada das Mesas é um dos polos de destaque no Maranhão com amplo potencial para o turismo de aventura. (Embratur/Divulgação)
  • Encontro Nacional de Turismo do Sistema Sebrae e Encontro da Rota das Emoções
  • Carnaval de Oportunidades do Munim e Chapada das Mesas, gerando oportunidades e capacitação para mais de 600 empreendedores
  • Debate sobre Segurança na Rota das Emoções em Santo Amaro
  • Participação no Plano Integrado Maranhão e Tocantins apoiando o Turismo como ação mitigadora dos efeitos da queda da Ponte JK
  • Formalização da ADETUR Guarás, em Mirinzal, a Agência de Desenvolvimento do Turismo no Litoral Ocidental Maranhense
  • Reconhecimento da atuação no Turismo com o Prêmio Cazumbá 2025 em quatro categorias
  • Parceria com o SENAC, que resultou em dois anos na capacitação de 831 pessoas, em 14 municípios, com 51 turmas no total.
  • Participação da Rota das Emoções em feiras internacionais de turismo na Espanha, Alemanha e Portugal e do Polo Chapada das Mesas, em Portugal, com apoio empresários dos territórios
  • Elaboração da Carta Maranhão DTI
  • Premiação da experiência da comunidade Bar da Hora, que figura na vitrine Visit Brasil, uma experiência de turismo de base comunitária. E do Quilombo Urbano, nos prêmios Nacional de Turismo e Braztoa.
  • Criação Catálogo Vivências Turísticas – Maranhão (https://bit.ly/4jyeq6S), trabalho da Rede de Agentes de criação e aperfeiçoamento de novos produtos, expressando a diversificação na oferta turística.
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