–
A Chapada das Mesas é um dos principais pólos de turismo de aventura no Brasil, destacando-se por suas exuberantes paisagens de chapadas vermelhas, cânions, cavernas e cachoeiras de águas cristalinas. Composta por municípios como Carolina, Riachão e Estreito, a região abriga o Parque Nacional da Chapada das Mesas, um santuário ecológico que atrai turistas em busca de aventuras e contato com a natureza. Ainda se tratando do sul do Maranhão, a Região Tocantina também é uma região que apresenta grande potencial, a ser explorado e desenvolvido no turismo local.
O potencial da Região Tocantina foi a principal pauta do Seminário Território Empreendedor, promovido pelo Sebrae, na última quarta-feira (14), em Imperatriz, que discutiu ações estratégicas para o setor. A iniciativa, realizada em parceria com a Agência de Desenvolvimento da Região Tocantina (ADERT), visa fortalecer a economia local por meio de políticas públicas e parcerias que promovam o desenvolvimento sustentável e a criação de rotas turísticas, que incluam oito municípios estratégicos da Região Tocantina: Imperatriz, Estreito, Porto Franco, Ribamar Fiquene, Campestre, Governador Edison Lobão, Buritirana e João Lisboa.
Cristiana Ferreira, Presidente da ADERT, reforçou o compromisso da instituição com a criação de rotas turísticas na região. Segundo ela, a parceria com o Sebrae já resultou em um projeto para elaborar a rota do Rio Tocantins, que será seguida por outras rotas regionais. “Estamos saindo dessa parceria com um projeto sólido”, afirmou.
Em parceria com o Sebrae, a Associação visa incluir os municípios da região de forma estratégica, com objetivo de potencializar suas particularidades. Uma das ações, é reforçar o cadastramento de empresas no Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, uma forma de incluir essas empresas nessas ações, também por meio de capacitações.
Durante o seminário, Márcia Martins, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Imperatriz, destacou a importância da participação coletiva das lideranças locais nas discussões. Ela enfatizou que a ideia é integrar e organizar as ações em cada município, preparando estratégias que envolvam políticas públicas e o desenvolvimento territorial. “É o Sebrae junto com a agência de desenvolvimento reunidos pensando de maneira coletiva, uma melhor adequação dessas iniciativas e ações em cada um dos municípios, de maneira que consigam entender o papel institucional de cada uma dessas lideranças dentro do conjunto de informações que ali serão realizadas”, ressaltou.
Fernando Campelo, agente de roteiro turístico do Sebrae, também participou do evento, trazendo dicas e práticas de como implementar ações e estabelecer parcerias que contribuam para o fomento do turismo, especialmente em áreas como a Chapada das Mesas. Campelo destacou que, para alcançar resultados mais efetivos, é essencial que as prefeituras, gestores e a cadeia produtiva do turismo compreendam a importância da dupla ação entre governança e criação de produtos turísticos. “É o momento de criar parcerias entre os agentes do território, entre as lideranças e as governanças”, pontuou.