Uma atividade que envolve cultura, esporte e fé. Essa é a vaquejada, uma prática popular no nordeste brasileiro, reconhecida como patrimônio cultural imaterial. E nas regiões do Baixo Parnaíba e Vale do Itapecuru, a vaquejada é atualmente uma das festas que mais movimenta a economia local, atrai visitantes, gera empregos e incentiva o turismo.
“Milhares de pessoas prestigiam as festas de vaquejada, o que gera uma grande movimentação da economia local e de toda a região. Acreditamos no potencial turístico da vaquejada e que podemos transformar o Baixo Parnaíba e o Vale do Itapecuru em um polo vibrante de vaquejada maranhense e nordestina”, explicou o representante da Associação dos Parques de Vaquejada de Chapadinha, Carlos Henrique.

Segundo dados da Associação de Parque de Vaquejadas de Chapadinha, somente no município existem 18 parques de vaquejada e cerca de 15 eventos anuais. Essas festividades envolvem cerca de 18 municípios, movimentam cerca de R$ 1 milhão por ano e geram mais de 5 mil empregos diretos e indiretos anualmente.
“Os números falam por si da importância da vaquejada e como essa tradição de fato pode se tornar um produto turístico de referência na região. É preciso que todos acreditem nesse projeto e que juntos possamos unir forças, para dar mais visibilidade, bem como incentivar e investir nos eventos de vaquejada de Chapadinha e cidade vizinhas”, acrescentou Carlos Henrique.

“Juntos pelo Turismo”
A vaquejada como maior produto do turismo nas regiões foi proposta durante o seminário “Juntos pelo Turismo: Baixo Parnaíba e Vale do Itapecuru”. Realizado pelo Sebrae, por meio de sua Unidade de Negócios em Chapadinha, o evento, que aconteceu no início de maio, reuniu atores do turismo do município e de outras cidades que fazem parte do território.

“O Sebrae Maranhão tem promovido diversas ações que visam impulsionar o turismo no estado, e como parte desse trabalho promovemos o Juntos pelo Turismo. Estamos numa região com um grande potencial turístico, com manifestações culturais, esportivas, religiosas, e produtos naturais. Esse é o início de uma ação coletiva, onde abordamos a importância das ações de turismo nos municípios e a proposta de criação de uma identidade regional”, ressaltou o gerente da UN Chapadinha, Gilson Menezes.

O seminário contou com painéis voltados para o debate sobre o Fortalecimento do Turismo e a Importância da governança para a sustentabilidade e crescimento do turismo nas regiões. “Para que o turismo seja fortalecido é preciso que os municípios estejam caminhando juntos. Acreditamos no potencial da região e estamos dispostos a contribuir no que for preciso para alavancar o turismo do território “, disse o prefeito de Urbano Santos, Clemilton Costa.
Outro tema discutido foi o Programa de Regionalização do Turismo, com foco no Mapa do Turismo Brasileiro e na Instância de Governança Regional do Turismo. “Foi um momento importante de orientar os municípios sobre os critérios de integração ao Mapa do Turismo e seus benefícios, como o fortalecimento regional, ações de promoção, qualificação e apoio à governança local”, explicou o secretário-adjunto de Estado de Turismo, Ruan Tavares.

O evento promoveu ainda uma atividade de turismo de experiência, com mostra cultural e esportiva da vaquejada no Parque e Haras CH.
–