XV Expocapril traz inovações em manejo para ovinocaprinocultura da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense

Leonidas Viegas Almeida é presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bequimão e cofundador da Expocapril, maior exposição de caprinos e ovinos da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense. Quando o empreendedor junto com outros produtores da região tiveram a ideia de uma exposição para fortalecer a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura na região, a principal dificuldade era entender os processos técnicos do manejo dos rebanhos. Foi com o apoio do Sebrae e do sistema FAEMA/SENAR, que o produtor conseguiu a expertise para tocar seu negócio e estruturar com outros produtores uma feira de exposição que hoje é referência na região.

Para Leônidas, o maior desafio a ser enfrentado agora é conseguir que todos os produtores da Baixada e Litoral regularizem as documentações e o cadastro junto aos órgãos competentes de controle agropecuário. “O caminho está sendo desenhado com a união de todos, e, desde o começo, o apoio de instituições como o Sebrae fez total diferença”, complementou.

Animais de excelente qualidade com matriz genética melhorada fazem sucesso na Expocapril.

“Quando começamos há 17 anos, começamos sem ter apoio de nenhum parceiro. A partir do segundo ano, o Sebrae abraçou a causa, esse apoio ajudou muito para nós conseguirmos fazer as coisas acontecerem. Após as consultorias tudo mudou, antes nós tínhamos animais pequenos que não chegavam a 7 ou 8 quilos, aí iniciamos a introdução de genética na criação, com o manejo de animais melhorados, isso ajudou muito a cadeia produtiva,” disse Leônidas.

A Expocapril 2024

Este ano foi a XV edição da Expocapril, que aconteceu de 07 a 10 de novembro no Parque de Exposições, localizado na MA 109, Povoado Frederico, no município de Bequimão, uma realização da ACCOCBEG – Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Bequimão em parceria com  o Sebrae, Senar, Sicoob, Banco da Amazônia, AGED, AGERP e a Prefeitura Municipal de Bequimão. A novidade deste ano é a quantidade de instituições financeiras que firmaram parceria e decidiram apoiar o evento.

Parceiros comprometidos com o desenvolvimento da cadeia produtiva do caprino e ovino na Baixada e Litoral.

Mais uma vez a exposição demonstrou a qualidade dos animais criados na região, com matrizes de raças melhoradas para proporcionar oportunidades de negócios. O Maranhão, totaliza  731.625 cabeças, segundo dados do IBGE (2023), quase 60 mil a mais do que ano 2022, um crescimento significativo apesar da subnotificação dos rebanhos, um problema também apontado pelo presidente da Associação dos Criadores da Baixada Maranhense, Edilson Ferreira Coelho.

“Este ano esperávamos mais animais aqui na exposição, mas a falta de atualização dos registros junto aos órgãos agropecuários impediu o comparecimento, inclusive de criadores de fora do estado, que participaram em outras edições, mesmo assim o evento é um sucesso, temos animais de diversas regiões do estado expostos e a disposição para compra e venda. As vendas estão acontecendo, temos animais de excelente qualidade, inclusive animais premiados na Expoema,” contou o Edilson.

Expocapril proporcionou oportunidade de negócio para empreendedores de outras áreas que aproveitam o momento para lucrar.

Na programação deste ano, exposições, oficinas, palestras e demonstrações de boas práticas para a melhoria das culturas agropecuárias da região. O Sebrae realizou palestras sobre acesso ao mercado, gestão de negócios e desafios da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura.

“Essas ações realizadas na Expocapril consolidam a parceria entre a associação de criadores e todas as outras instituições principalmente aquelas que estão entrando agora como parceiras, como o Senac, Sicoob, Banco da Amazônia dentre outros. Para nós é uma satisfação muito grande ter parceiros comprometidos com o desenvolvimento setorial e territorial da região,” relatou Rosa Amélia, Gerente da Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro, responsável pelo atendimento dos 25 municípios das regiões da Baixada e Litoral Ocidental.

Deixe seu Comentário
Ir Para o Topo